“Intocáveis” é um ensaio fotográfico que parte de uma intenção de pensar a Fotografia numa dimensão para lá do visual. As imagens, mais do que vistas, podem ser percecionadas e as seis fotografias que compõem este trabalho foram pensadas para que outra modalidade sensorial fosse invocada de forma expressa: o tato.
Desse modo, todos, com ou sem perceção visual, poderiam compreender a narrativa em causa através de uma experiência mais lata e plena. “Intocáveis” não se dirige especificamente a quem não vê, tem, sim, a pretensão de poder ser sentido por todos sem exceção, invocando diversas combinações das modalidades sensoriais.
Trata de identidade, pois ilustra fotograficamente as imagens de uma vida inteira, aquilo que é fundamental, aquilo de que não se poderia prescindir, do intocável no fundo… É uma vida em síntese fotográfica, porque revela as imagens que a autora, mesmo desprovida de visão, escolheria poder continuar a sentir.
Este ensaio apresenta litofanias e fotografias lado a lado, revelando gradualmente todas as suas dimensões: as litofanias como objeto para ser sentido pelo tato, as litofanias contra a luz revelando subtilmente o assunto, as fotografias como o culminar de uma expressão plena e as fotografias como a génese de todo o processo.
“Intocáveis” é um percurso pessoal, da ascendência à descendência, tocando no casamento e na amizade, evocando a referência e revelando a alma, sem a pretensão de construir símbolos e com a intenção de na simplicidade encontrar uma forma genuína de expressão.
Voltar ao topo